Camaleão

Nascido Emerson Carvalho de Souza em Volta Redonda - RJ, feito Camaleão nas Minas Gerais, em Mariana e Ouro Preto, como artista plástico autodidata.

Brinca com as cores, traços, formas, luz e sombra desde seus primeiros anos. Seu aprendizado deu-se, e ainda se dá, através de livros, vídeos, e principalmente, observação.

Aos 18 anos, muda-se de Volta Redonda para Ouro Preto.

Começou seu caminho como artista na adolescência quando seus professores e colegas foram seus primeiros “modelos”.

Artista autodidata, iniciou seus trabalhos artísticos em 1989, mas desde seus

primeiros contatos com os lápis já mostrava grande interesse pela nobre arte.

Inicialmente trabalhou com a arte expressionista dos casarios, depois encantado pela arte do humor inicia seus trabalhos com charges, caricaturas e cartuns.

Respirando o ar das ladeiras e brumas de Ouro Preto, encanta-se com suas ruas e casarios, e inspirado pelos artistas locais e arte presente em cada esquina da cidade, inicia sua aventura de colocar tintas nas telas. Porém, não satisfeito com as paisagens sempre inertes, insere elementos em suas obras para despertar o olhar do espectador e dar movimento às suas artes.

Acreditando que a vida deve ser vivida com leveza e alegria, o bom humor é característica forte em sua personalidade e isso é perceptível em suas artes. Esse traço faz com que, no final dos anos 90, seja convidado a fazer as charges para um jornal local, o Jornal Ponto Final, em Mariana.

E já nessa linha, começa seus trabalhos de caricaturas.

Caricatura é um termo que vem do latim e significa “carregare”, exagero e distorção nos traços da pessoa, porém ele inicia um conceito diferente disso quando seus caricatratos fazem mais que distorcer formas, eles contam histórias, enaltecem vidas.

Começou a participar de salões e festivais de humor pelo mundo, sendo premiado e selecionado em vários deles. Dentre eles podemos citar: menções honrosas e premiações em diversos salões, tais como Salão Internacional de Humor de Caratinga, Salão Internacional de Humor de Volta Redonda, Festival Internacional de Humor Gráfico de Foz do Iguaçu, Salão Internacional de Humor de Piracicaba, HumorFest de Foligno(Itália), UMO contest’06, Salão de

Humor da India, Salão de Humor do Piauí, e outros. Foi colaborador do jornal OPasquim21 entre os anos de 2002 a 2004.

Trabalha como ilustrador para as revistas Mundo Estranho, Recreio, Nova Escola e Mad, realizando tanto ilustrações de capa quanto ilustrações para a parte interna.

Trabalha com ilustrações para livros didáticos para as editoras FTD e Moderna.

Ilustrações da HQ Apagão e Apagão Extra do roteirista Raphael Fernandes.

Ilustrações de capas de diversos livros.

Ilustrações das animações dos vídeo clipes Faraó Menino – Chal Peregrino e Galileu do cantor gospel Fernandinho. Ilstrações para capas de CD do Skank e também da banda Preto no Branco. Além de ilustração contando um pouco da história da Ferrari e Lamborghini desenvolvido para a Paíto Motors.

Desenvolveu ainda projetos em tela como o projeto “Mariana em Quadrões”, no qual conta mais de um século de história da cidade de Mariana através de telas repletas de significados e bom humor.

Atualmente, desenvolveu a exposição entitulada “Fragmentos de um Gaúcho” na qual mostra em telas, a genialidade do jogador Ronaldinho Gaúcho. Essa exposição esteve no Maracanã e Mineirão e, em breve, irá para Barcelona.

@2020 Remix Promo Criativa