Debora Santiago

Debora Santiago (Curitiba, 1972) é artista e professora assistente na UNESPAR – EMBAP Campus 1. Doutoranda e mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007) e bacharel em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1995).

A artista vem desenvolvendo sua produção desde meados dos anos 1990 em escultura, desenho, instalação, vídeo-arte e performance. Impulsionada pela observação da natureza ao redor e as mudanças perceptíveis com a passagem do tempo a artista utiliza procedimentos diversos em suas obras. A partir dos anos 2000 surgem obras que incorporam-se ao espaço de apresentação e à participação do espectador. Recentemente tem participado de projetos coletivos que discutem arte, educação e agroecologia.

Participa de exposições no Brasil e exterior desde 1994, possui obras nas seguintes coleções públicas: Fundação Cultural de Curitiba, Museu Alfredo Andersen, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Museu da Universidade Federal do Paraná em Curitiba – PR; Museu de Arte Contemporânea / Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza – CE e Fundação ARCO, Madri - Espanha. Em 2013 lançou catálogo sobre sua produção, projeto realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.

Tem experiência em curadoria (XX Bienal Internacional de Curitiba/2013, exposições coletivas para galerias e espaços independentes), produção de exposições e eventos de arte em instituições públicas e privadas (Ybakatu Espaço de Arte e SESC em Curitiba, Southbank Centre em Londres, Feiras de Arte em São Paulo, Lisboa e Madri, entre outras). Realizou o ambiente cênico do show SING SONG de lançamento do álbum de Edith de Camargo na Caixa Cultural de Curitiba (2013) e nos anos 1990 também contribuiu nos cenários do grupo de teatro paranaense Caos & Acaso.

@2020 Remix Promo Criativa