Diana Carneiro

Natural de Guanambi, Bahia, 1947.

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFPR, 1968 e Bacharelado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 1992. Fez especialização em Ilustração Botânica pela Fundação Botânica Margaret Mee, em Kew, Inglaterra, sendo a nona bolsista do programa em 1997.

Ilustradora científica profissional atuante desde 1990, atendendo tanto a área acadêmica como as demais áreas que utiliza a ilustração botânica científica ou como arte naturalista. Presta assessoramento técnico e consultoria para a diversas instituições de ensino.

Sócia-fundadora do Centro de Ilustração Botânica do Paraná – CIBP, em 2000.

Organizadora e ministrante do Curso Livre de Ilustração Botânica ofertados pelo CIBP e Cursos de Aperfeiçoamento na área.

Participou do Curso de Formação de Ilustradores Científicos (CFIC) da Universidade de Aveiro, Portugal, como professora convidada de 2014 a 2017.     

Recebeu o prêmio Jabuti pela Câmara Brasileira do Livro em 2001, como ilustradora da obra coletiva Capsicum: Pimentas e Pimentões no Brasil.

Tem participado de exposições nacionais e internacionais, dentre elas: Mostras anuais de trabalhos organizadas pelo CIBP; ExpoNIC - Exposições dos Encontros Nacionais de Ilustradores Científicos; Exposição bianual Focus on Nature (2008 e 2010) em Albany, NY e 13ª Exposição Internacional pelo Hunt Institute (2010) em Pittsburgh PA com a obra Gongora bufonia.

Membro da equipe organizadora e participante da Exposição Nacional da ‘Botanical Art Worldwide’, com 3 trabalhos selecionados, em Curitiba, 2018.  

Tem obras publicadas em várias revistas e boletins científicos.

Autora do livro Ilustração Botânica Princípios e Métodos pela Editora da UFPR, 2012 (Reimpressão em 2015).

@2020 Remix Promo Criativa